witch lady

Free background from VintageMadeForYou

domingo, 25 de março de 2012

Mulheres Afegãs



Elas varrem a poeira
Que se deita sobre as coisas
E que se gruda, em camadas,
Nas mobílias e vassouras.



A poeira sempre volta,
Vem nos ventos e sapatos,
Nas palavras e nos atos
Seculares, imutáveis...


Elas cortam as cebolas
Que provocam sempre o choro
Por aquilo que não foram
E jamais virão a ser.


Elas parem muitos filhos,
Elas calam e consentem
Já nem sabem o que sentem,
Não desejam, jamais brilham...


São dadas em casamento
A quem elas jamais amam,
A quem nunca há de amá-las
Com total indiferença...


Pois uma mulher não pensa,
Não opina, não contesta,
Com os olhos baixos, varrem
A poeira, após a festa.



Não conhecem a esperança,
Dormem sempre um sono leve
Que fará com que despertem
A qualquer sinal de sonho.


Não conhecem outra vida,
Todas são cópias exatas,
São mulheres xerocadas,
E em série produzidas.










7 comentários:

  1. ASSIM SEMPRE SERÃO, SÃO MULHERES ALCORÃO.

    ResponderExcluir
  2. Porém, com elas estão,
    o enigma (parte?)
    da vida.
    Abraço,
    Ana.
    Wilson Correia.

    ResponderExcluir
  3. São Mulheres submissas.Quando será que vão tomar uma atitude e fazer uma abertura como nós anos 70.Sou revoltada com o prcedimento.Parabéns uma belo alerta.Bjus\Flor*

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de como trouxe esta realidade, de sua perspectiva, de sua visão crítica em relação a esta realidade. Sem dúvida muito contraditória ao que vivemos e me lamenta saber que há ainda tantas repressões e obrigações no mundo oriental. Ficou bonita e sincera.

    ResponderExcluir
  5. São diferentes e são iguais. Sabe Ana, já vi cada foto de mulheres afegãs: lindas mulheres. Sei lá o que se passa na cabeça delas! Um dia, eu bêbado, cantei uma mulher iraniana no Cristo Redentor. Eu era solteiro na época. Quase fui... chegaram seguranças. Coisa horrível! Mas segurei a mão e vi o lindo sorriso sem burca. Coisas de minha breve e arriscada história. rsrs... Linda poesia. Ah, e são lindas as mulheres afegãs! Marcelo Braga.

    ResponderExcluir
  6. Um poema corajoso, autêntico, indignado, cons-truído para a travessia de sentimentos humanos. Visa a deleitar, sim, porém consegue também despertar, mobilizar, transformar o locutário.
    Até quando o Mundo vai assistir, passivo, con-formado, a essa situação inaceitável, essa condição degradante? Será que não se pode fazer mesmo na-da?! - Duvido...
    Essa motivação dos interlocutores ao lê-lo ad-vém do talento da escritora em expor os fatos, as a-berrações sociais, primitivas, odiosas.
    A catarse se transfigura em repulsa a esse “sta-tus quo”, a essa vida sem horizontes, sem quaisquer desejos que não sejam do "seu homem". (Ao diabo com esse "seu homem"! - um explorador dos gestos e atos femininos!)
    Nossa ira de leitores não surge do nada - mas da página repleta e completa de denúncias bem escri-tas, inteligente e sensivelmente elaboradas em sua versão literária.
    A literatura que toca, que mexe, que faz falar e agir, concordar e discordar, protestar e apedrejar...
    Viva a liberdade ocidental!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...