witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Morro Porque não Morro





Morro Porque não Morro (fragmento) - Santa Teresa d'Ávila

Vivo sem viver em mim
E tão alta vida espero
Que morro porque não morro.
Vivo já fora de mim
Depois que morro de amor
Porque vivo no Senhor
Que para si me chamou.
Quando o coração Lhe dei
Nele pus este letreiro:
Que morro porque não morro.
Esta divina prisão
De amor em que eu vivo
Faz de meu Deus seu cativo
E livre meu coração.
E causa em mim tal paixão
Ver a Deus meu prisioneiro,
Que morro porque não morro.
Ai, quão longa é esta vida,
Que duros estes desterros,
Este cárcere, estes ferros,
Em que a alma está metida!
Só esperar a saída
Me causa tamanha dor,
Que morro porque não morro.
Ai, que vida tão amarga,
Sem o gozo do Senhor.
Porque se é doce o amor,
A esperança inda é vaga.
Livra-me Deus, desta carga
Tão pesada, em meu socorro
Que morro porque não morro.
Vivo só por confiança
No dia em que hei de morrer,
E só morrendo o viver
Assegura-me a esperança.
Morte do viver se alcança,
Não te tardes, que te espero,
Que morro porque não morro.
Vê como é forte este amor;
Vida, não me atormentes,
Olha, somente me resta
Para ganhar-te, perder-te;
Venha já a doce morte,
Venha ligeiro o morrer,
Que morro porque não morro.
Aquela vida de cima
É que é a vida verdadeira.
E até que morra esta vida
Não me alegro em estar viva.
Morte, não sejas esquiva, 
Viva primeiro morrendo
Que morro porque não morro.
Vida, que posso eu dar afinal
A meu Deus que vive em mim
Se ati não perder primeiro,
Para gozá-Lo, enfim?
Quero morrendo alcançá-Lo
Que só a Ele desejo,
Que morro porque não morro.
Que vida posso eu ter
Senão só de padecer,
O maior que nunca vi?
Que pena tenho de mim
Por ser meu mal tão inteiro,
Que morro porque não morro.
Tira-me já desta morte,
Meu Deus, dá-me a vida.
Livra-me destas correntes
Desata o laço tão forte.
Olha que morro por ver-te,
Sem ti, não posso viver,
Que morro porque não morro.
Chorarei minha morte já
E lamentarei minha vida
Em meus pecados detida.
Ó meu Deus, quando será
Que eu diga finalmente!
Que morro porque não morro.

3 comentários:

  1. Bem, foi escrito por uma freira que tinha muita fé em Deus... apesar de não concordar com ela - acho que se Deus nos pôs aqui, Ele nos quer vivos no nosso tempo, e não desejosos da morte - achei bastante lírico, e a fé dela me comoveu... é intrigante, sim.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...