witch lady

Free background from VintageMadeForYou

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Eu Sou o Mundo




Vi a gota cair piedosa do ar,
Cair pequenina sobre o chão sedento,
Para depois ser rio turbulento
Indo morrer nas convulsões do mar.
Mas ficou tão saudosa a terra viúva,
Ardendo em sede, suspirando em mágoa,
Que o mar lhe devolveu a gota d'água
Feita de novo em lágrima de chuva.
Assim se impõe uma vontade ignota:
O rio rugidor nasce da gota,
Para que nasça o mar de seus caudais,
E do mar nascem nuvens inconstantes
Que caem de novo, em gotas fecundantes
Em efêmeras gotas imortais.




Eu vi a flor vaidosa e a brisa amena
Bebendo o orvalho da manhã serena,
Num idílio sem fim de brisa e flor.
Mas soprou o tufão depois da aragem
Despetalando a rosa na passagem,
Esmagando-a um sopro arrasador.
Porém a terra,  a mãe que nunca enjeita,
Colhe no seio a triste flor desfeita
E clama pelas águas da amplidão.
Assim renasce a flor, para que um dia
Novamente a sacuda a ventania,
Lançando as suas pétalas no chão.
Alegria que nasce de um pavor!
Visão de paz que nasce de uma guerra!
Quando ventou, a flor desfez-se em terra,
Quando choveu, a terra fez-se em flor!



Vi homens juntos a um berço de criança!
Um murmurava, debulhando um terço,
Outro sorria, cheio de esperança,
-Eram crianças que não tinham berço!
Vi homens diante de uma catacumba,
Estava cada qual mais triste e absorto;
Choravam todos em redor de um morto,
E eram mortos que não tinham tumba!
Quantas vezes nasceram e morreram,
Indo cegos do berço à sepultura!
Pois morreram assim como nasceram:
Na mesma e eterna incompreensão obscura!
Do Mundo para o Além se dissolveram,
Cegos a tudo o que aproxima os dois.
Portanto, não viveram nem morreram,
Porque jamais seus olhos perceberam
o mistério do Antes e Depois!




Sou gota e caio; sou torrente e corro.
Sou berço e túmulo; em mim nasço e morro.
Das minhas trevas surge o meu clarão;
Do meu hoje, o amanhã sereno e forte,
Ao nascer, ouço ecos de outra morte,
E ao morrer, ecos de outra geração.
Eu não conheço ausência nem degredo.
Se um dia, eu tiver medo, será medo
De mim mesmo, do enigma que sou.
E se eu fugir, de um pavor terrível,
Será de mim... mas como? É impossível,
Porque sou tudo, e em toda parte estou!
Eu sou o Mundo! Quando vier meu fim,
Como nasci, eu morrerei em mim!





Por Nemè Kazan, poeta libanês contemporâneo.



10 comentários:

  1. VIM DESEJAR UM LINDO DIA DE DOMINGO!!!!
    COM A PAZ QUE FAZ UM DIA ACONTECER...APLAUSOS PELA ESCOLHA...
    BJS DE DIA DE DOMINGO !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Você distribui beleza todos os dias, semeia reflexão, aprofunda grandes questões, esclarece os menos avisados, cria novas perspectivas. QUER EXISTÊNCIA MELHOR? Meu abraçao por tão bela missão, despojada e despretensiosa, útil e verdadeira. Celso

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o escritor e gostei muito de sua escolha, Ana. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. HÁ MUITO TEMPO NÃO LIA ALGO TÃO BELO, TÃO SUBLIME, CHEGUEI A ME EMOCIONAR, LINDO DEMAIS

    ResponderExcluir
  5. Ama poeswia realista - obra de um verdadeiro poeta que tem poesia na veia. . . são gotas dessa poesia/arte.

    ResponderExcluir
  6. Estava a procura dessa poesia, pois perdi meu livro a muitos anos... é genial. Obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Conheci esse poema no livro "As mais Bela Páginas da Literatura Árabe" organizado por Mansour Challita. Me intriga não encontrar nenhuma informação na internet sobre o tal Nemé Kazam. Alguém sabe? Estou quase pensando que é um heterônimo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...