witch lady

Free background from VintageMadeForYou

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O Poder do Silêncio




Trechos do livro "O Poder do Silêncio," de Eckhart Tolle



"O silêncio ajuda, mas você não precisa dele para encontrar a calma. Mesmo se houver barulho por perto, você pode perceber a calma por baixo do ruído, do espaço em que surge o ruído. Esse é o espaço interior da percepção pura, da própria consciência."





"A inveja é um subproduto do ego que se sente diminuído quando algo de bom acontece com alguém, quando alguém possui mais, sabe mais ou tem mais poder do que ele. A identidade do ego depende da comparação e se alimenta do 'mais.'  Ele se agarra a qualquer coisa. Quando nada disso funciona, as pessoas procuram fortalecer seu ego considerando-se 'mais' injustamente tratadas pela vida, 'mais' doentes ou 'mais' infelizes do que os outros.
Quais são as histórias que você cria para encontrar a sua própria personalidade?"





"Você não pode encontrar a si mesmo no passado ou no futuro. O único lugar onde você pode se encontrar é no Agora.
Os que buscam uma dimensão espiritual querem a auto-realização ou a iluminação no futuro. Ser uma pessoa que está em busca significa que você precisa do futuro. Se é nisso que você acredita, isso se torna verdade para você: precisará de tempo até perceber que não precisa de tempo para ser quem você é."






"Você acha que estou lhe dizendo "Aproveite o momento e seja feliz?" Não.
Estou dizendo para você aceitar esse momento tal como ele é. Isso já basta."







A Morte e o Eterno

Quando você anda numa floresta intocada, onde não houve interferência humana, vê muito verde exuberante, muita planta brotando, mas também encontra árvores caídas, troncos se deteriorando, folhas podres, e a cada passo, matéria em decomposição. Para onde quer que olhe, vai encontrar vida  e morte.
Se prestar mais atenção, vai descobrir que o tronco de árvore em decomposição e as folhas apodrecendo não só dão origem a nova vida como estão cheios de vida. Há micro-organismos em ação. As moléculas estão se reorganizando. Portanto, não há morte em parte alguma dessa floresta. Há apenas a transformação da vida. O que pode aprender com isso?
Aprende que a morte não é o contrário da vida. A vida não tem oposto. O oposto da morte é o nascimento. A vida é eterna.

As pessoas , de um modo geral, se sentem profundamente perturbadas com qualquer coisa que acaba, porque todo fim é uma pequena morte. É por isso que em muitas culturas as pessoas preferem se despedir dizendo algo equivalente a 'até logo,' o que significa 'nos vemos depois.'
Sempre que uma experiência termina - uma mudança de endereço, as férias, os filhos indo embora de casa -, você passa por uma pequena morte. A 'forma' que essa experiência tinha na sua consciência desaparece. Muitas vezes isso faz com que você sinta um vazio do qual a maioria das pessoas tenta fugir.
Se você aprender a aceitar e até acolher os pequenos e grandes fins que acontecem em sua vida, pode descobrir que o sentimento de vazio que a princípio causou tanto desconforto se transforma num espaço interno profundamente cheio de paz.
Aprendendo a morrer assim, a cada dia, você se abre para a Vida."






"Como são curtas as experiências humanas, como a vida é rápida. Existe alguma coisa que não nasça e morra, alguma coisa que seja eterna?"


2 comentários:

  1. Olá Ana, e que tudo permaneça bem contigo!

    Agradeço deveras por tuas sempre tão generosas visitas e também pela amizade, e por compartilhar cá tão belos pensamentos.
    Pois é prezada Ana, muitas pessoas não entendem que viver de maneira intensa não é preciso, porém uma deveras necessidade fazer valer a pena algo que nos é doado de maneira tão divina!

    Parabéns pela inovação do espaço e por sempre deixar expresso teu bom gosto por imagens e belos pensamentos. E assim desejo que você tenha em teu viver sempre a intensa felicidade, um grande abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  2. Valeu a leitura, Ana. Sabemos que nada é eterno, mas aprender a morrer a cada dia passa um sentimento de fim que desestimula (rss). Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...