witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sexta-feira, 15 de março de 2013

Feng Shui Para Uma Vida Melhor- Parte II





Lidando com as Emoções


Desde crianças, sentimos um grande número de emoções. Algumas fortes, como a raiva e a tristeza, são causadas por experiências da infância, e as inexplicáveis, como fobias, provavelmente trazemos de outras vidas. A maioria das pessoas aprendeu a sufocar as emoções desde cedo. Nossos pais ou quem primeiro cuidou de nós não se sentiam confortáveis com suas próprias emoções (da forma como foram ensinados por seus pais); assim, nos reprimiam quando expressávamos alguma emoção intensa.



(...) A raiva reprimida se torna ira; a tristeza, depressão; o amor, possessividade; o medo, terror e pânico; e a inveja, ciúme. Todas essas emoções extremadas podem causar uma devastação em nosso corpo, nos relacionamentos e nas sociedades em geral.



(...) A ansiedade, desgosto, mágoa, tristeza e depressão cobram seu preço no pulmões. Tais emoções enfraquecem os pulmões e interferem no sistema respiratório. A cura vem pela virtude chinesa yi, traduzida como coragem ou retidão, no sentido de integridade e dignidade. Os pulmões são associados ao outono e ao elemento metal.




Medo crônico causa doenças nos rins, na glândula supra-renal e na região lombar. Na verdade, o medo (muitas vezes confundido com estresse) pode causar secreções, grandes quantidades de adrenalina e hidrocortisona, o que funciona como um sinal para que as células passem a transformar gordura e proteína acumuladas em glicose. Isso estimula o corpo a reagir com estresse - a síndrome do 'luta ou foge' -, que, quando se torna crônico, provoca uma parada no crescimento, no restabelecimento e na reprodução, inibindo químicas essenciais e funções imunológicas. Segundo a teoria qigong, os rins também controlam o estresse e podem criar dificuldades de aprendizado e prejudicar a memória. Quando os rins são saudáveis, a sensação é de serenidade, como as águas calmas, elemento associado aos rins. 



(...) A raiva, tanto a expressada quanto a reprimida de maneira inapropriada, prejudica o fígado e leva à tensão muscular e a várias indisposições, como dores de cabeça, problemas de visão, hemorroidas e menstruação irregular. 

(...) Impaciência, precipitação, arrogância, excitabilidade, excessos ou crueldade estimulam demasiadamente o oração e o prejudicam, provocando doenças cardíacas e insônia, histeria e psicose. 

(...) Os aborrecimentos, pensamentos obsessivos e preocupações prejudicam o baço e seus órgãos associados, ou seja, o pâncreas e o estômago, causando perturbações gástricas elevando a pressão sanguínea, baixando a imunidade e aumentando a Tendência a ter resfriados.

(...) O alvo maior de ambas as práticas, tanto a oriental quanto a ocidental, é sentir as emoções sem deixar que elas o dominem. Aquilo que conseguimos expressar apropriadamente não fica reprimido para reaparecer mais tarde de uma forma distorcida ou para nos deixar doentes.



2 comentários:


  1. Muito interessante, Ana.
    Tenho alguns livros aqui sobre as técnicas do feng shui para casa, visando a harmonia do ambiente.
    Tudo que foi destacado em sua postagem é de ser considerado, pois sabemos o quanto o corpo reage negativamente aos males da alma.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Alguns médicos (poucos) entendem isso. No momento da consulta, pesquisam mais os males do espírito, a fim de realizar um diagnóstico correto e, consequentemente, sugerir um adequado tratamento. Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...