witch lady

Free background from VintageMadeForYou

terça-feira, 18 de junho de 2013

PARA VIVER EM PAZ





Trechos do livro "Para Viver em Paz"- Por Thich Nhât Hanh

Dia de Alertar a Mente


Nossa mente deveria estar alerta todos os dias, e todas as horas. Sei que isso é fácil de dizer mas difícil de fazer. Por isso sugiro que cada qual reserve um dia da semana e o dedique inteiramente à prática de alertar a mente.  (...) Nós vivemos permanentemente com a impressão de que nosso dia está sendo roubado por nossa família, pelo nosso trabalho ou sociedade. Assim, recomendo que cada qual escolha um dia da semana como 'seu' dia dia. Sábado, talvez. Se assim tiver escolhido, faça do sábado um dia inteiro seu, um dia em que você é o mestre absoluto de você mesmo. Esse dia da semana será a alavanca que o impulsionará a criar o hábito de alertar a mente. Todos os que trabalham devem ter direito a esse dia, para que não se percam no redemoinho de atividades e preocupação.




(...)Antes mesmo de sair da cama, comece a seguir sua respiração - lentas, longas e conscientes inspirações e expirações. levante-se então lentamente (em lugar de saltar da cama como usualmente) sempre cultivando esse espírito de alertar a mente. Escove os dentes, lave o rosto, faça todas as atividades matinais calma e relaxadamente, cônscio de cada movimento. (...)



Seu banho deve durar no mínimo, meia hora. banhar-se alerta e relaxadamente de forma que ao fim você se sinta leve e renovado.  Depois, você pode fazer trabalhos de casa como lavar roupa, espanar os móveis, esfregar o assoalho da cozinha ou arrumar os livros na estante. (...) Tome por exemplo os mestres zen. Seja qual for a tarefa, eles a realizam pausada e serenamente, sem a menor relutância.



(...) Procure fazer seu próprio almoço. Prepare sua comida e lave depois seus pratos mantendo alerta a mente. pela manhã, depois de ter arrumado a casa, e à tarde, depois de ter trabalhado no jardim, ou apreciado as nuvens, ou colhido flores, prepare um bule de chá, e tome-o com plena consciência.  gaste um bom tempo para isso. Não tome chá como alguém que engole um café às pressas durante os intervalos de trabalho. Tome seu chá calma e reverentemente, como se fosse ele o eixo em torno do qual a terra gira - lenta e pausadamente, sem se precipitar em direção ao futuro. Vida é o momento presente. Só o presente é vida. Não se apegue ao futuro. Não se preocupe com as coisas que tem a fazer. Não pense em se levantar ou sair para fazer alguma coisa, não pense em sair de onde está. Lembre-se destas linhas do meu poema "Borboleta sobre o campo dourado de mostarda:"



Seja um botão de flor, serenamente pousado no canteiro.
Seja um sorriso, um pedaço de gloriosa existência.
Permaneça onde está. Não há por que partir.
esta terra é tao bela quanto a da sua meninice.
Não a magoe pois, continue a cantar.



(...) Depois de fazer uma ligeira caminhada aspirando o ar fresco da noite, e acompanhando sua respiração com a contagem de seus passos, finalmente, volte para o seu quarto, e com a mente alerta, adormeça.




4 comentários:

  1. Ana, como deve ser inspirador viver um dia assim como sugerido. Não há possibilidade de não se sentir paz. Fazemos tudo correndo, mesmo que não tenhamos outra coisa para realizar. Vou procurar levar em conta esses ensinamentos. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Beleza pura isso e como queremos e precisamos viver em paz! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga Ana
    Sentir e seguir a paz, ter isso dentro de nós e mais a fé, se todos fossem por esses caminhos teríamos um mundo melhor.
    Ótimas dicas, já praticos algumas delas

    Se você ainda não faz parte do mosaico de parceiros,
    não perca tempo e se junte aos outros
    Link abaixo :

    Mosaico de Parceiros

    Abraços,
    Trocyn Bão - Thiago

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a ideia. De fato passamos pela vida distraídos. Às vezes dirigimos uma hora e nem percebemos como chegamos ao nosso destino. Vivemos em piloto automático... Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...