witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Cartas a Theo - Vincent Van Gogh - Parte II





Trechos de "Cartas a Theo", mensagens que Vincent Van Gogh trocou com seu irmão Theo






"...cometeremos provavelmente também pesadas e más ações, mas é verdade que é preferível ter o espírito ardente, por mais que tenhamos que cometer mais erros, do que ser mesquinho e demasiado prudente."




"Se só pudéssemos dizer poucas palavras, mas que tivessem um sentido, seria melhor do que pronunciar muitas que não fossem mais que sons vazios, e que poderiam ser pronunciadas com tanto mais facilidade, quanto menos utilidade tivessem."





"Às vezes é bom ir ao fundo e frequentar os homens, e às vezes somos até obrigados e chamados a isto, mas aquele que prefere permanecer só e tranquilo em sua obra, e não quer ter mais que uns poucos amigos, é quem circula com maior segurança entre os homens e no mundo."






"...Um dia, nós também deveremos passar pelo que se chama morte, e "que o fim da vida humana são lágrimas ou cabelos brancos". O que existe além é um grande mistério que só Deus conhece, e que nos revelou de maneira irrefutável por sua palavra, que há uma ressurreição dos mortos."







"O sentimento e o amor pela natureza encontram cedo ou tarde um eco naqueles que se interessam pela arte. O pintor tem como dever mergulhar completamente na natureza, e utilizar toda a sua inteligência, colocar todo seu sentimento em sua obra, para que ela se torne compreensível para os outros. Mas trabalhar tendo em vista apenas a venda não é precisamente, no meu entender, o verdadeiro caminho, a não ser para zombar dos apreciadores."






"...As grandes coisas não se fazem só por impulso, e são o encadeamento de muitas pequenas coisas reunidas num todo."






"Não creia que os mortos estejam mortos. Enquanto houver viventes, os mortos viverão, os mortos viverão."





"Cada vez mais eu acho que não se deve julgar o bom Deus a partir deste mundo daqui, pois este é um estudo seu que não deu certo."




"...A vida real que vivemos atualmente comparável a um simples trajeto de trem. Andamos depressa, mas não distinguimos nenhum objeto de muito perto, e sobretudo, não conseguimos ver a locomotiva."


3 comentários:

  1. ANA,

    sou seu mais novo seguidor.

    Chego no momento certo, no qual você exibe,a expressão escrita deste gênio,que em nada difere da genialidade que, ele sempre imprimiu às suas obras, verdadeiros e mágicos momentos de uma pintura única!

    Bendito Van Gogh,mãos contempladas por uma destreza incomparável e que,faz pensarmos que ele tinha muito mais do que somente, duas.

    Um cérebro privilegiado que de tão sensível, maior,crítico,inigualável, pagou o preço por um desmanche das sinapses neurológicas, que ávidas como ele, por novas experiencias, fugiu-lhe ao controle.

    Bendita loucura!

    Só os privilegiados têm sensibilidades como a de Van Gogh,e todas as suas obras expressam a monumentalidade das suas percepções mágicas.

    Agradeço a você por este presente e concordo com ele -quem seria eu para não concordar - quando diz que:

    "Se só pudéssemos dizer poucas palavras, mas que tivessem um sentido, seria melhor do que pronunciar muitas que não fossem mais que sons vazios..."

    Desculpe Van Gogh, mas aqui não tive tempo para ser mais sucinto.

    E tal qual o dramaturgo Oscar wilde alertava, ”Se você não consegue entender o meu silêncio de nada irá adiantar as palavras, pois, é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimento”, eu não consegui por aqui atender aos anseios de ninguém.


    Um abração carioca.

    PS.Tenho blogues e se quiser - e espero que queira - eles estão à sua disposição.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...