witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Sêneca




"Se o homem tivesse a oportunidade de olhar para dentro de si próprio, como se torturaria, confessaria a verdade e diria: "Tudo que tenho feito até agora, preferiria que não tivesse sido feito; quando penso em tudo o que disse, invejo os mudos; tudo o quanto desejei, a maldição de meus inimigos; tudo o que temi. Ó deuses justos! Melhor não tivesse desejado. Fiz muitas inimizades (se é que há amizade entre os maus), e nem sou amigo de mim mesmo. Fiz os maiores esforços para sair da multidão e fazer-me notar por alguma qualidade: o que tenho feito senão oferecer-me como um alvo e mostrar à maldade onde poderia me machucar? Vê aqueles que elogiam a eloquência, escoltam a riqueza, adulam os benfeitores, louvam o poder? Todos são inimigos, ou podem sê-lo. Tantos são os admiradores quanto os invejosos. Por que não buscar algo realmente bom, para sentir, não para mostrar? Essas coisas que se contemplam, diante das quais as pessoas se detêm, que um mostra  a outro com assombro, por fora brilham, por dentro são deploráveis."





"Estamos algemados ao destino. Para alguns, as algemas são douradas e frouxas; para outros, sãop apertadas e sórdidas. Que diferença faz?  A mesma prisão cerca a todos, tanto os que estão presos quanto os que aprisionam, a não ser que talvez penses que é mais leve a algema no braço esquerdo. a uns prendem as honras, a outros, a opulência. A alguns a notoriedade oprime, a outros, a obscuridade. Alguns inclinam suas cabeças sob o domínio alheio, outros sob o seu próprio. Alguns tem como único lugar, o exílio, outros, o sacerdócio. Enfim, toda vida é servidão."




"De fato, muitos derramam lágrimas por simples ostentação, uma vez que mantém olhos secos sempre que o espectador se vai, julgando ser torpe não fazê-lo quando todos o fazem. Tão profundamente se fixou este mal estar dependente da opinião alheia que simula até uma coisa tão simples como a dor."




"Quem decide um caso sem que tenha ouvido a outra parte não pode ser considerado justo, ainda que decida com justiça."


3 comentários:

  1. Adorei seu comentário e essa crônica sua. Essas borboletas voando em seu blog serão uma inspiração futura para mim. Um abraço. Mande-me seu e-mail pessoal porque não tenho comigo, amiga. Você está no meio de um grupo da Gandavos. Meu e-mail pessoal é carlos_bezerra47@hotmail.com. Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Ana, é bom passar por aqui e ver/ler coisas sempre edificantes...
    Sêneca, grande pensador... Textos bons p pensar e tirar lições, conclusões...

    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...