witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Bichos em Casa



Às vezes eu digo ao meu marido: "Quando nossa Latifa se for, eu não quero mais bichos." Adoro animais, mas é bem verdade que eles nos prendem bastante, pois sou do tipo de pessoa que não viaja para longe por dias e dias e deixa latinhas de comida e água espalhadas pela casa. Não teria coragem para tal. Também já visitei alguns hotéis para cães por aqui, e não gostei de nenhum.  Meus sobrinhos, que olhavam meus cães quando eu viajava, cresceram, arranjaram empregos e namoradas, e por isso, não tem mais tempo de olhar a Latifa. Ela fica triste se eu sair para uma caminhada; chego em casa e a encontro chorando.

Se me afasto dela e fecho a porta da casa quando estou limpando tudo, ela fica o mais próximo de mim que puder, por exemplo, escolhe no quintal o local onde fica a janela  do cômodo onde estou (mesmo que esteja sol quente ou chovendo) e fica lá, deitada esperando. Nos finais de semana, saio para passear com o coração pesado e um imenso sentimento de culpa - mesmo deixando a Latifa solta dentro de casa, com ventilador, água, comida e a porta dos fundos aberta para ela sair e entrar. Bem, quanto a segurança da casa, confio nela! Acho mais fácil para alguém mal-intencionado arrombar uma porta do que passar por um Rottweiler. 

Há anos, desde que nosso cão Aleph morreu, eu e meu marido não fazemos uma viagem mais longa. Não queremos deixar a Latifa sozinha.

Bichos em casa dão trabalho; é preciso estar disposto a varrer e aspirar pelos do tapete todos os dias; é preciso estar em dia com vacinas e veterinário. É preciso gastar com uma boa ração, remédios quando necessário, dar banhos, escovar o pelo. É preciso ter um coração receptivo e sensível para compreender as necessidades emocionais do cão de ter a gente por perto. Eu não teria coragem de isolá-la em algum canto afastado do jardim.

Mas apesar de todo esse trabalho, ah, como vale a pena! Acordar de manhã e deparar com uma cara animada e sorridente, cheia de desejos de "Bom dia." 

Animais conversam com a gente; não da nossa forma, é claro, mas quem tem um cão, gato ou outro animal de estimação há algum tempo e presta atenção a ele, logo compreenderá que ele tem uma forma toda especial de se expressar. Saberá distinguir seus olhares e resmungos de fome, tédio, medo, tristeza, "Hey, me leva para dar uma volta", "Me dá um pedaço disso aí que você está comendo..." Animais são tudo de bom. E mesmo a dor que sentimos quando chega a hora de nos separarmos dele, terá valido a pena. 

Mas mesmo assim, acredito que Latifa será nosso último cão. Já estamos chegando aos cinquenta, e há muitas coisas que queremos ver e sentir por aí.



4 comentários:

  1. Ana,
    Entendo-a em todos os aspetos.
    Dizer, é o último cão, é muito comum. Mas, depois de algum tempo, começa uma comichão cá dentro e quando damos conta já está. Apaixonamo-nos por olhar fantástico e não lhe consegumos resistir.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Amei seu Blog!

    Qdo perdi a Jully, disse a mesma coisa. Meses depois, lá estava eu com o Tuddy com 1 ano na época, já está com 5. E agora ao todo são 4! Dois mini salsichas que peguei com 2 meses, estão com 3 anos e meio e o Iogue, cego, minha filha o achou na rua apavorado, é um York Terrier médio, que de tão maltratado, sem pelo, nem sabíamos que raça era. Depois ele ficou lindo! Como não tenho mais marido e estou com 57 anos, quero viver muito com eles... Moro numa casa num Condomínio só de casas aqui no Rio e é muito bom! Sem eles não teria graça...
    Vc tem um coração lindo. Quem ama animal é um ser especial...

    ResponderExcluir
  3. Ana , nas palavras de Clarice Lispector : " Ter um bicho é uma experiência vital . E a quem não conviveu com um animal falta um certo tipo de intuição do mundo vivo . "
    Nosso labrador , o Dust , de 10 anos acabou de fazer uma cirurgia para retirada do baço e tem sido de uma resignação para se recuperar que tem nos dado grandes lições . Beijos e bom domingo para vocês e para a Latifa .

    ResponderExcluir
  4. Não tenho cão, mas fico com a shitzu que minha filha possui, quando ela viaja. Apeguei-me à cachorrinha que, inclusive, estampa a capa de meu livro de crônicas Uma Rede na Varanda. Mas concordo com você, Ana, animal prende muito. quando calha de minha filha e eu viajarmos ao mesmo tempo, é um sufoco!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...