witch lady

Free background from VintageMadeForYou

segunda-feira, 10 de março de 2014

De que Vale um Poema?




Por que escrevo? Qual o peso, sobre as coisas do mundo, de um poema? Modificarei as pessoas, melhorarei a humanidade, enriquecerei a mim mesma financeiramente? Não.

Qual o peso do teu poema? Até hoje, a quem ele modificou, a não ser a você mesmo?

Qual o peso da poesia? Por que as pessoas tem diferentes talentos? Algumas sabem escrever, outras sabem pintar, outras cantam ou compõe músicas. Há os que são mestres na cozinha e os que constróem casas. Há também os que sabem ensinar e educar.

E outros, escrevem poemas. E de todos os talentos nos quais eu possa pensar, talvez este seja o mais inútil, e o que menos possa valer aos olhos dos outros, e que menos provoque alguma reação ou mudança na humanidade.

Um poema não muda a humanidade, não melhora a nossa imagem pessoal, não é altruísta, não serve para quase nada.

A não ser para quem o escreve. Através da poesia, eu coloco meus pensamentos e sentimentos em dia. É a poesia que tem me salvado nos piores momentos da vida, e é ela quem me ajuda a expressar as minhas alegrias - duradouras ou efêmeras. Não sei o motivo desse dom. Não sei se nasci com ele. Nem sei se eu o mereço. Mas acreditemos que Deus dê a cada um de nós uma maneira de expressar-se e tornar, nem que seja apenas o espaço que nos cerca (escrever pode ser um talento um tanto egoísta), um pouco mais respirável e bonito.

Então, este terá sido o valor de um poema, e o valor de um talento.

Porque é preciso que nos troquemos por alguma coisa, e muitas vezes, este ato tem muito pouco ou quase nada a ver com as outras pessoas. E se por um acaso, alguém sentir-se tocado de alguma forma pelo que fizemos, então esta terá sido uma linda recompensa por um talento que nos foi concedido, mas jamais a maior delas. Porque, para mim, a maior recompensa é escrever.


5 comentários:

  1. Tudo na vida pode ser motivo de transformação Ana ... isto depende fundamentalmente não de quem cria. Ele cria e lança a semente. Agora quem deseja a metamorfose se deixa envolver pela criação e ajuda a semente lançada a germinar em si e no mundo.

    ResponderExcluir
  2. Discordo plenamente. Senão vejamos: O sermão da montanha, dito por Jesus, no meu ponto de vista é um poema. E de certa forma mudou a interpretação das pessoas com relação ao mundo. Eu tenho um sonho, (I Have a Dream) de Martin Luther King, é extremamente poético e mudou deveras a ótica que a Sociedade branca e protestante americana, tinha sobre a população negra. O discurso da posse como presidente da África do Sul, de Nelson Mandela, proferido em 1994, é poético, e marcou uma mudança literal na sociedade sul africana. Creio que todo poeta é um criador, e a criação sem dúvida, é a paixão que movimenta a Roda do Mundo. Pode ser que nossos poemas, não tenham repercussão hoje, nem daqui a 50 anos. Entretanto, diversos poetas morreram, e seus poemas depois emergiram, mudando a cabeça de muitas pessoas, como a minha por exemplo, depois de ler Pessoa, Baudelaire, José Régio, Augusto dos Anjos, entre outros. Minha visão sobre o mundo mudou radicalmente. Passei acreditar no ser humano e em seu poder de criação e mudança. Vejo a poesia, como uma ferramenta, uma filosofia, capaz de modificar as coisas, tudo...

    ResponderExcluir
  3. Carradas de razão tem o MARCO ROCCA, Ana !
    A Poesia é dos dons um dos mais importantes.
    Não vou alongar a lista do MARCO, mas cito só mais um nome :
    O de Pablo Neruda.
    E se a tua poesia não servisse a ninguém, a nãoser a ti própria, não me terias como teu seguidor e fã.

    Um beijo muito Amigo.

    ResponderExcluir
  4. Em tempo: Hoje em dia leio diversos poetas, entre eles, está você Ana Bailune. Posso dizer que seus poemas, principalmente os de conotação nostálgica, que versam sobre o tempo, o passar do tempo, tocam-me profundamente. Fazem-me muitas vezes refletir, sobre minhas próprias ações como ser humano no mundo em que vivo. As coisas que você escreve, assim como outros poetas, nos fazem refletir e são capazes de interagir em nossas ações. Fraterno Abraço, Marco Rocca.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, eu discordo, poesias, poemas e tantos outros que são escritos, podem transformar pessoas e até marcar e mudar a história, como foi dito pelo Marco Rocca. Depois de te conhecer eu fui reler Fernando Pessoa e saber da história dele e outros. Não se questione, nem se desmereça, você tem muito valor e nos instiga a pensar. Se fôssemos mais poetas, talvez seríamos mais felizes. Não estaríamos tão ligados em criticar as pessoas.
    Se todos tivessem coragem de se desnudar na poesia/poemas, com certeza pensaríamos melhor e amaríamos mais.
    Agradeço muito, a oportunidade de aprender, que a dor faz parte da vida e fica muito melhor contada em versos, do que em folha corrida.
    Você tem o talento e o sentimento de poeta, que a todos agrada, com seu prazer em escrever os versos, que tão generosamente disponibiliza.
    Nem Cristo agradou a todos...
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...