witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sexta-feira, 16 de maio de 2014

O Estigma da Dona-de-casa





A moça, constrangida ao responder à pergunta sobre sua profissão, disse quase entre os dentes, rosto corado: "Não trabalho." Diante do olhar espantado de sua interlocutora, arrematou: "Sou dona-de-casa." A outra ergueu as sobrancelhas, e após um minuto de silêncio constrangedor (durante o qual poderíamos imaginar o que ia nas cabeças de ambas), ela respirou fundo, deu um sorriso amarelo e pediu licença.

A primeira, dona-de-casa, decidiu ficar em casa e dedicar todo o seu tempo para cuidar dos filhos; a outra, preferiu seguir sua carreira, dividindo-se entre casa, marido, filhos e trabalho (não necessariamente nesta ordem).

Cada uma fez a escolha que melhor lhe coube; eu não saberia dizer qual das duas está certa ou errada; mas acho que ambas merecem ser respeitadas. 

Por que essa indignação contra a mulher que resolveu não trabalhar fora e ter uma carreira importante? Será que a função das donas-de-casa não é importante? Não entendo o motivo que algumas pessoas encontram de censurar as mulheres que decidiram viver uma vida mais simples, fora do mercado de trabalho estressante e competitivo. Bem, adrenalina não é para qualquer um! E podem acreditar, o trabalho dentro de uma casa pode ser bastante árduo, e igualmente importante.

Acho que as donas-de-casa estão se tornando uma espécie em extinção, por puro preconceito! Quem fica em casa sente-se diminuída diante das que trabalham fora. Ora, é apenas uma escolha diferente, que não significa ser "Amélia!"

Que cada uma de nós tenha o direito de ser feliz como bem escolher; se passamos anos tentando sair daquele estado de submissão aos homens, por que não respeitarmos o direito de cada uma de viver a vida que desejar? Por que as  mulheres estão se tornando censuradoras de mulheres?



4 comentários:

  1. Pois é... e a profissao de dona de casa que seria a empregada domestica, esta cada vez mais caro e escasso... é um trabalho valioso...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Ana. Como sempre, você foi PERFEITA!
    É exatamente assim que acontece, a mulher que não trabalha fora é vista pela outra que trabalha e por muitos homens, a que não faz nada, super desvalorizada.
    Na realidade, não funciona assim.
    O trabalho de casa é muito árduo e precisa ser valorizado.
    Assim como uma empresa precisa ser gerida, uma casa também.
    Tem de haver alguém que dê esse suporte.
    O que realmente me incomoda é o fato das pessoas diminuírem as mulheres que são donas- de- casa.
    Existe este preconceito sim, e a autoestima da mulher, se ela permitir, ficará no chão.
    Não significa que a mulher que trabalha em casa não seja inteligente ou capaz, creio que as pessoas confundem muito isto. Que tenhamos mais uma visão aberta, que sejamos mais unidas e respeitemos as escolhas individuais.
    Abaixo o preconceito.
    Tenha um fim de semana abençoado.
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
  3. Normalmente são as próprias mulheres a criticar e não respeitar as escolhas,por isso o melhor é fazer o que te faz bem e viver isso e pronto o resto faz mesmo parte do resto!

    ResponderExcluir
  4. Que bom quando alguém pode escolher ser dona de casa hoje em dia...respeito a cada escolha.
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...