witch lady

Free background from VintageMadeForYou

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Matsuo bashô - Criador do Haikai

Portrait-of-Basho-Watanabe-Kazan-detail-




Matsuo Bashô (1644-1694) foi o criador do haikai.





Matsuo Bashô nasceu em 1644, na pequena cidade de Ueno, na província de Iga e faleceu em Osaka, em 1694. O seu nome de nascimento era Matsuo Kinsaku, mas, muitos anos depois, quando já era um conhecido poeta, mestre na sua arte, adotou o pseudônimo de Bashô, agradecido aos seus discípulos que tinham plantado uma bananeira de jardim (bashô) junto da sua modesta habitação. A vida de Bashô foi uma permanente caminhada em busca do conhecimento e do contacto com a Natureza, procurando atingir a perfeição na expressão poética, tendo conferido grande beleza e dignidade literária ao gênero poético designado haiku ou haikai. Este gênero poético continua na linha da poesia tradicional japonesa. É um dos mais notáveis géneros poéticos da literatura universal e, possivelmente, aquele que apresenta a forma de expressão mais breve e concisa. Cada poema é constituído por dezassete sílabas métricas distribuídas por versos ou segmentos de 5-7-5 sílabas. Teve origem numa forma poética mais antiga, o tanka, que é constituído por trinta e uma sílabas distribuídas por cinco versos de 5-7-5-7-7 sílabas métricas.



Algumas de suas criações, traduzidas:


Nesta noite
ninguém pode deitar-se:
lua cheia.


E tu, aranha
como cantarias
neste vento de outono?


Relvas de verão
sob as quais os guerreiros
sonham.





Extingue-se o dia
mas não o canto
da cotovia


Quimonos secando
ao sol. E a pequena manga
da criança morta.


De tantos instantes
para mim lembrança
as flores de cerejeira.





Ruídos nas ramas.
Trêmulo, meu coração detem-se
e chora na noite...


Mesmo um velho cavalo
é belo de manhã
sobre a neve


Do orvalho
nunca esqueça
o branco gosto solitário





A cigarra... ouvi:
nada revela em seu canto
que ela vai morrer


Já é primavera:
Uma colina sem nome
Sob a névoa da manhã.



Outono já frio; 
eu penso no meu vizinho -
como viverá? 



5 comentários:

  1. Adoro haikais e são lindos os dele! Bom saber mais sobre ele! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Os japoneses são demais! Que bela criação e acho uma arte divina os haikais! bjs,

    ResponderExcluir
  3. Puxa Ana!!
    Mais uma vez me surpreende
    com esse blog que eu não conhecia.
    Adorei e estarei sempre aqui.
    Vim tambem agradecer
    por nos ler la no Espelhando.
    o Palhaço Poeta, o Samuel,
    a Nadia , o Daniel e eu
    somos honrados por te-la
    presente.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  4. Ana, conheci essa modalidade de versos nos blogs, acredita? Nunca tinha lido um haicai antes. Fiquei surpresa e encantada. Penso que foi a Elisa que me apresentou a eles. Um presente (rss). Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Adorei conhecer a história do haicai e lê-los aqui adornados de bleas imagens, especial!
    Beijo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...