witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quinta-feira, 25 de junho de 2015

QUEM SE LEMBRA DE NEIMAR DE BARROS?







Você se lembra de Neimar de Barros, autor do livro Deus Negro, famoso nos anos 70 e início dos anos 80? Escolhi alguns de seus pensamentos, e um poema:


"Quem não aceita os velhos de hoje, corre o risco de não se aceitar amanhã. A opinião pode permanecer, mas a juventude não."





"Para aqueles que não entendem de amor, a Terra não é redonda nem quadrada; é chata."




Renúncia 

Eu queria uma vida assim com você, 
Assim sem relógio e sem dedo em riste, 
Sem lei e sem sociedade, 
Sem satisfação e sem chau! 

Eu queria uma vida assim com você, 
Mas, felizmente, meu querer não é tudo 
E meu poder é limitado. 
Felizmente, minha palavra se esvai 
E este papel se amarela. 
Felizmente porque o bom é a espera. 
A incerteza e o talvez são molas propulsoras; 
Porque senão a alegria não teria razão 
E o chegar não teria partida. 

Eu queria uma vida assim com você, 
Sem lenço e sem documento, 
Mas, o bacana é o adeus, é a volta, 
É o riso depois do choro, 
É o hoje sofrido e o amanhã exultante. 
O bacana é o crescente, a renúncia, 
A noite mal dormida, a consciência, 
O bacana é a luta, 
É saber que existe o perdão. 
É a dúvida do "não quero", mas quero! 

Eu queria uma vida assim com você, 
Mas dou graças por não ter, 
Porque só assim eu posso escrever tudo isto, 
Só assim eu posso medir-me, 
Posso certificar a limitação humana. 
Só assim eu sei que nada sou, 
Que vivo capengando, 
Carregando o que dá 
E caindo com o que não dá. 
Só assim eu sei o quanto lhe quero, 
quanto posso, mas o quanto não devo!


Quando dois corpos se encontram com amor, os anjos cantam. Quando dois corpos se encontram por interesse, os demônios sorriem!





Neimar de Barros Nasceu em Corumbá -MS e foi muito conhecido como produtor de televisão da equipe de Silvio Santos . Até o início da década de 1970, criou e produziu vários programas de grande audiência, como Cidade contra Cidade, Boa Noite Cinderela, entre outros. Em 1971 foi convidado a participar de um encontro dentro da Igreja Católica, na época chamado de cursílio. Como ateu, ele aceitou desafiar o convite dizendo que só acreditava no que podia ver. No terceiro e último dia, depois de ter incomodado o encontro, foi desafiado a ir pra capela e algo o fez ajoelhar-se, uma grande emoção o tomou e ali naquela hora aconteceu o início de sua conversão.

Quando voltou ao seu trabalho na TV, sentiu que como cristão não podia aceitar muitas coisas que aconteciam. Entrou em conflito com Silvio Santos e acabou se desligando do grupo. Foi quando se tornou famoso também como escritor de livros religiosos, onde podemos citar o best-seller Deus Negro, que vendeu mais de 4 milhões de exemplares. Em 1975 contraiu uma tuberculose e foi aconselhado a se tratar em Campos do Jordão, onde posteriormente resolveu residir por 11 anos. Lá fundou o Instituto M.E.A.C., missionários para evangelização e animação de comunidades, sendo o principal pregador, e durante 14 anos desenvolveu um trabalho missionário dando cursos e palestras em mais de 4 mil cidades. Suas palestras lotavam ginásios de esportes, auditórios, igrejas e teatros. Seu trabalho teve tanto destaque que esteve na capa da Revista Família Cristã, a maior publicação católica do Brasil, editada pela Editora Paulinas. Visitou o Vaticano, publicou mais de 10 livros, sendo vários em espanhol. Como leigo conseguiu quebrar vários paradigmas, sendo uma forte referência dentro da Igreja Católica. Depois disso, chegou uma fase ruim em sua vida, e como um ser humano normal teve várias desilusões, sendo muitas dentro da própria Igreja Católica, indo contra os seus dogmas, muitos que ele não aceitava e gostaria de mudar. Contudo, trabalhava e viajava muito e uma profunda crise entrou em sua vida, associando ao estresse do trabalho e sua separação no casamento, o que potencializou ainda mais o seu estado emocional e o despertar de uma doença neurológica descoberta 18 anos mais tarde, o Mal de Alzheimer.

Em 1986, entretanto, Neimar concedeu uma entrevista bombástica à revista Veja, revelando que sua conversão teria sido uma farsa. Ele contou ter sido contratado por uma loja maçônica internacional, para se infiltrar na Igreja Católica e repassar informações sobre a conduta de religiosos. Entretanto, afirmou que, depois, teve sua verdadeira conversão, mas teve de manter o compromisso com a loja maçônica por medo de represálias. A maioria de seus admiradores não acreditou nessa história, e sabemos que a Revista Veja teve recordes de venda naquela semana, ultrapassando 900 mil exemplares. Depois disso, Neimar escreveu dois livros contando sua história, mas sem muita repercussão, o que pode explicar seus excessos e devaneios por causa do Mal de Alzheimer. Passou a frequentar uma igreja evangélica.

Oculto por alguns anos ele depois reapareceu na equipe de Silvio Santos, trabalhando novamente como produtor. Neimar faleceu no dia 06/05/2012.






4 comentários:

  1. Ana, eu me lembro. Eu estava no chamado colegial, quando minha melhor amiga me emprestou Deus Negro e como me fez bem aquele livro, como foi marcante!
    Desconhecia totalmente a história e trajetória do escritor. Gostei de saber, apesar das controvérsias. Mas, gostei mesmo foi de reencontrar trechos do livro aqui!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Nos anos 1970/80, quem não lesse Deus Negro não era gente.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...