witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quinta-feira, 9 de março de 2017

ORAR PELOS OUTROS





Sou uma pessoa que crê no poder da fé, da oração e das afirmações. Acima de tudo, acredito que toda pessoa pode emanar energias – positivas ou não – em direção a outras pessoas, e até mesmo, influenciá-las através disto, de maneira consciente ou não. É claro que orações desacompanhadas de atitudes não têm o efeito desejado: é preciso que juntemos a força do pensamento às intenções. Mesmo assim, quando não há ações físicas em direção a um objetivo, toda vez que alguém ora, abre uma porta em direção a alguma coisa. Como afirma o ocultismo, “ No oculto, quando abraçamos alguma coisa, ela nos abraça de volta.”

Por este motivo, aprendi uma coisa importante sobre as orações para ajudar outras pessoas: elas são perigosas. Geralmente, quando alguém reza pelo outro, pede para que este corrija-se de algum comportamento que considera indigno ou errado, segundo suas próprias concepções e seu próprio entendimento e vivência. Não sabe que desta forma, está tentando dobrar o outro artificialmente a ser ou comportar-se de forma contrária àquilo que ele é, forçando-o a ir contra suas inclinações naturais. Toda pessoa tem que vivenciar coisas que servem para o desenvolvimento de seu caráter, e às vezes, um comportamento que consideramos distorcido é apenas uma maneira que o outro tem de aprender sobre si mesmo e entender suas próprias verdades, aprendendo a distinguir o certo do errado através da própria experiência.

É lícito orar por alguém doente para que se cure; ou para alguém que está perdido na vida encontrar seu caminho; mas que oremos para que ele encontre seu próprio caminho, e não o caminho que concebemos para ele como sendo o certo! Não é sinal de bondade orar para que o outro se dobre e se formate em outra coisa que nos agrade, deixando de ser ele mesmo. Isto é egoísmo e vontade de manipulação, e só trará dores e percalços, tanto para quem ora quanto para a vítima de suas orações. Sim, vítima, pois às vezes uma pessoa pode adoecer devido a pensamentos enviados em sua direção desejando que ela siga um caminho que não é o seu. 

Já cometi muitos erros ao orar pelos outros, mas hoje, se sinto necessidade de fazer alguma oração por alguém, peço que a pessoa em questão sinta-se liberta, aprenda a caminhar com os próprios pés, tenha saúde, seja sensata,  forte e feliz. E não é nada fácil pedir apenas isto! Quantas e quantas vezes eu refreei minha fala, ao vê-la distanciar-se desta meta e partir pelos caminhos da manipulação através da oração! Mas tenho sido cada vez mais capaz de perceber quando estes momentos me chegam, e calando-me, recomeço a orar dentro dos padrões que estabeleci acima. 

Creio que todos estamos aqui com um objetivo. E este objetivo tem mais a ver conosco mesmos do que com os outros. Não podemos tomar vidas alheias em nossas mãos e vivê-las, não podemos aconselhar mais do que seria sensato, não podemos e nem devemos resolver os problemas alheios. Se fizermos isso, estaremos tirando o poder que a outra pessoa tem sobre sua própria vida, e fazendo com que ela se torne fraca, dependente e preguiçosa. Ajudar é uma coisa, substituir é outra bem diferente. Saibamos respeitar o caminho dos outros, mesmo que isto signifique que estes caminhos não nos incluam ou não nos agradem. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...